top of page
  • Writer's pictureAdriana Rielo

O que saber sobre ser produtivo ao invés de ocupado



Muitas vezes confundimos o “ser ocupado” com o “ser produtivo”.


Para ajudar um pouco a clarear nossa mente, coloco aqui um significado rápido para ambos:


Ser Ocupado — pessoa com muito o que fazer, mas que não necessariamente cria condições para, isto é, busca resolver coisas e situações, mas sem chegar a lugar algum, fica andando em círculos.


Ser Produtivo — pessoa que produz, realiza, soluciona e coloca em prática o que deve ser feito.


Do que adianta termos uma agenda, listas e planner repletos de coisas a fazer se não conseguimos concretizar nem a metade delas? Por que causarmos essa frustração para nós mesmos?


Vamos entender que o planejamento do nosso dia deve conter as tarefas que nos propomos a realizar eficazmente.


Algumas questões e possíveis soluções:


☑️ De nada adianta colocarmos “ir ao supermercado na segunda-feira”, se sabemos que o melhor para a nossa semana é irmos no sábado, porque teremos mais tempo, conseguiremos limpar e armazenar as coisas de uma maneira mais adequada.


☑️ Muitas reuniões em um só dia, além de não ser produtivo, não conseguiremos absorver todas as informações e, consequentemente, realizar o que é necessário. Uma ou duas, é o ideal.


☑️ Querermos colocar o guarda-roupa abaixo, de uma só vez, para organizar ao invés de fazer por partes. A possibilidade de devolvermos ao mesmo lugar, sem mexer em nada, é enorme. Vamos fazer um pouco de cada vez. O sucesso no final é certo!


☑️ Acreditarmos que damos conta de fazermos tudo sozinhos. Não, nós não conseguimos. Vamos aprender a delegar mais e dividir com os outros.


E por aí vai.


Quando ocupados, somos ansiosos e estressados, quando produtivos, mantemos a tranquilidade, a harmonia e criamos inclusive pausas para equilibrar a mente.


Por isso, como diria o empresário e escritor Tim Ferriss: “Concentre-se em ser produtivo em vez de ocupado.”


Pensemos nisso para planejar a nossa próxima semana!


Adriana Rielo

Organização Prática Criativa

0 views0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page