Muitas vezes confundimos o “ser ocupado” com o “ser produtivo”.
Para ajudar um pouco a clarear nossa mente, coloco aqui um significado rápido para ambos:
Ser Ocupado — pessoa com muito o que fazer, mas que não necessariamente cria condições para, isto é, busca resolver coisas e situações, mas sem chegar a lugar algum, fica andando em círculos.
Ser Produtivo — pessoa que produz, realiza, soluciona e coloca em prática o que deve ser feito.
Do que adianta termos uma agenda, listas e planner repletos de coisas a fazer se não conseguimos concretizar nem a metade delas? Por que causarmos essa frustração para nós mesmos?
Vamos entender que o planejamento do nosso dia deve conter as tarefas que nos propomos a realizar eficazmente.
Algumas questões e possíveis soluções:
☑️ De nada adianta colocarmos “ir ao supermercado na segunda-feira”, se sabemos que o melhor para a nossa semana é irmos no sábado, porque teremos mais tempo, conseguiremos limpar e armazenar as coisas de uma maneira mais adequada.
☑️ Muitas reuniões em um só dia, além de não ser produtivo, não conseguiremos absorver todas as informações e, consequentemente, realizar o que é necessário. Uma ou duas, é o ideal.
☑️ Querermos colocar o guarda-roupa abaixo, de uma só vez, para organizar ao invés de fazer por partes. A possibilidade de devolvermos ao mesmo lugar, sem mexer em nada, é enorme. Vamos fazer um pouco de cada vez. O sucesso no final é certo!
☑️ Acreditarmos que damos conta de fazermos tudo sozinhos. Não, nós não conseguimos. Vamos aprender a delegar mais e dividir com os outros.
E por aí vai.
Quando ocupados, somos ansiosos e estressados, quando produtivos, mantemos a tranquilidade, a harmonia e criamos inclusive pausas para equilibrar a mente.
Por isso, como diria o empresário e escritor Tim Ferriss: “Concentre-se em ser produtivo em vez de ocupado.”
Pensemos nisso para planejar a nossa próxima semana!
Adriana Rielo
Organização Prática Criativa
コメント