top of page
  • Writer's pictureAdriana Rielo

Arrumar a cama

Updated: Jun 23, 2022

Outro dia, lendo e vendo um post sobre o vídeo de William H. McRaven, almirante aposentado da Marinha americana, no qual ele fez uma palestra na Universidade do Texas, percebi o quão complexo foi o assunto que ele abordou e como provocou reações distintas pelos comentários de muitos na rede social.

Ele comenta: “ …se você quer mudar o mundo, comece arrumando sua cama. Se você arrumar sua cama todas as manhãs, você terá feito a primeira tarefa do dia. Isso lhe dará um pequeno sentimento de orgulho, que irá te encorajar a realizar outra tarefa e depois outra, e no final do dia, aquela primeira tarefa feita terá se tornado mais uma de muitas concluídas. Arrumar a sua cama também irá reforçar o fato de que pequenas coisas da vida importam. Se você não consegue fazer as pequenas coisas direito, você nunca será capaz de realizar direito os grandes feitos… ”.


Vejo neste discurso, a profundidade da colocação do almirante em citar uma tarefa que deveria ser muito simples para nós se transformar em um questionamento.


Eu, como personal organizer, sei o quão importante é o fato de ao acordarmos arrumarmos nossa cama, de já iniciarmos nosso dia, organizando nossa casa, nossas tarefas diárias, sejam elas domésticas ou profissionais.


Além de acentuar isso, ele vai mais além, fala sobre a importância de sermos eficazes ao fazermos pequenas coisas para que possamos realizar grandes coisas. Uma depende da outra.


Como podemos querer chegar à presidência de uma empresa, por exemplo, se não começamos pelo início, como estagiário, trainee, supervisor, coordenador, gerência, etc., e desenvolvemos um bom trabalho, mesmo com experiências em empresas diferentes? Ah tá, somos filhos do presidente? Mas se não tivermos uma base sólida de conhecimento, entendimento, perseverança, não soubermos lidar com as pessoas, a empresa não segue.


O mesmo ocorre se quisermos organizar nossa vida e não soubermos como aplicar as técnicas para que isso ocorra. São etapas e processos que têm um início, um meio e um fim.


Vou mais além, como nos tornarmos pessoas melhores, se não temos empatia, altruísmo, amor pelo próximo, entendimento de que somos pessoas únicas, distintas, que temos vidas e momentos diferentes, mas que somos todos seres humanos sedentos por respeito?


Para conquistarmos algo grande, precisamos começar pelos detalhes.


Para sermos “grandes”, precisamos ter atitudes “grandes” e generosas.


(Essa palestra originou o livro “Arrume a sua Cama”, William H. McRaven, best-seller, lançado em 2017, pela Editora Academia)


Até a próxima!


Adriana Rielo

Organização Prática Criativa

1 view0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page