top of page
  • Writer's pictureAdriana Rielo

Técnica Pomodoro





A Técnica Pomodoro (alusão ao cronômetro de cozinha em forma de tomate) foi criada pelo italiano Francesco Cirillo quando ainda era estudante para melhorar a atenção e a produtividade nos estudos. Entendeu que distrações, interrupções e falta de concentração o impediam de manter o foco.


Passou a fazer testes de como poderia estudar com tempo cronometrado e totalmente focado. A partir dessa metodologia, houve mais empenho no processo de estudo e, posteriormente, de trabalho. Daí surgiu a Técnica Pomodoro, uma ferramenta para melhor gerenciamento do tempo.


A ideia é dividir nosso dia em blocos de 25 minutos com intervalos entre eles e concentrar-se ao máximo para desenvolver a tarefa no tempo estipulado. Como aplicar o método:

  1. Escolher uma tarefa a desenvolver. Ter uma lista de coisas a fazer é essencial.

  2. Ajustar o cronometro para 25 minutos.

  3. Trabalhar na tarefa até o tocar do alarme.

  4. Parar por 5 minutos.

  5. Repetir o processo para outras funções.

  6. Ao término de 4 blocos, fazer uma pausa entre 20 e 30 minutos.

Importante: mesmo que não consigamos terminar o que pretendíamos em 25 minutos, devemos parar de qualquer forma e fazer algo que não exija tanto de nós. O ideal é que nossa mente descanse para podermos assimilar o que já foi feito. Depois continuamos.


O foco desse método é nos ajudar a evitar a ansiedade, a procrastinação, aumentar a produtividade e estabelecer metas porque, quando sabemos o que podemos executar durante o nosso dia, conseguimos nos organizar melhor. Tudo tem a ver também com o período que nos sentimos mais produtivos, pela manhã, à tarde ou à noite, e tentarmos adequar o nosso “relógio” para ele, se for possível.


Alguns sites e apps para dispensar o uso do timer: Tomato Time, Pomodoro Time, Pomodoro Keeper, Focus Keeper, entre outros.


Seja no trabalho, em casa, em home office ou nos estudos, esse método pode nos auxiliar a otimizar e gerenciar o nosso tempo.


Adriana Rielo

Organização Prática Criativa

0 views0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page